segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Fundarpe promove concurso estadual de fotografia

Pernambuco recebe este ano um importante incentivo à produção fotográfica local. A Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) criou o Concurso de Fotografia Pernambuco Nação Cultural para premiar 13 imagens que retratem as manifestações culturais existentes em cada uma das regiões do Estado. Os vencedores, além de receberem R$ 1,5 mil, terão suas fotos publicadas no calendário de 2008 da Fundarpe.
Os trabalhos inscritos deverão ter como tema o patrimônio imaterial de Pernambuco, como manifestações culturais, folguedos e festividades, entre outras expressões presentes no Estado. Também é considerado patrimônio imaterial o fazer artístico de grupos, mestres, artesãos e brincantes. Cada uma das 12 Regiões de Desenvolvimento (ver abaixo) será representada por uma fotografia. O arquipélago de Fernando de Noronha completa a lista. "O concurso é uma das ações que a Fundarpe vem realizando no sentido de interiorizar o fomento à cultura. Através dessas fotos, Pernambuco vai ser representado na sua totalidade", afirmou a presidente da Fundarpe, Luciana Azevedo.
Poderão participar da seleção fotógrafos profissionais e amadores. Basta inscrever até cinco fotografias inéditas em versão impressa e digital (em formato JPG com resolução mínima de 300 DPI), contendo título, nome do autor, endereço e telefone para contato. A foto digital deverá ser entregue em CD ou disquete.
As inscrições acontecem de 12 de novembro a 12 de dezembro e deverão ser feitas na sede da Fundarpe, localizada na Rua da Aurora, nº 463/469, Boa Vista. Para os concorrentes que moram fora da Região Metropolitana do Recife, a documentação poderá ser enviada por correspondência (Sedex), ao mesmo endereço, postada até o último dia de inscrição.
A seleção dos trabalhos ocorrerá entre os dias 13 e 17 de dezembro, por uma comissão de três membros ligados ao setor. O resultado do concurso será anunciado no dia 18 de dezembro. O regulamento e o edital, publicado no Diário Oficial do Estado do último dia 27, já estão disponíveis no site da fundação ( www.fundarpe.pe.gov.br).

Regiões de Desenvolvimento

1 - Sertão de Itaparica

Belém do São Francisco, Carnaubeira da Penha, Floresta, Iitacuruba, Jatobá, Petrolândia, Tacaratu

2 - Sertão do São Francisco

Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Petrolina, Santa Maria da Boa Vista

3 - Sertão do Araripe
Araripina, Bodocó, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Santa Cruz, Santa Filomena, Trindade

4 - Sertão Central

Cedro, Mirandiba, Parnamirim, Salgueiro, São João do Belmonte, Serrita, Terra Nova, Verdejante

5 - Sertão do Pajeú

Afogados da Ingazeira, Brejinho, Calumbi, Carnaíba, Flores, Iguaraci, Ingazeira, Itapetim, Quixaba, Santa Cruz da Beixa Verde, Santa Terezinha, São José do Egito, Serra Talhada, Solidão, Tabira, Triunfo, Tuparetama

6 - Sertão do Moxotó

Arcoverde, Betânia, Custódia, Ibimirim, Inajá, Manari, Sertânia

7 - Agreste Meridional

Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Buíque, Caetés, Calçado, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhuns, Iati, Itaíba, Jucati, Jupi, Jurema, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmeira, Paranatama, Pedra, Saloá, São João, Terezinha, Tupanatinga, Venturosa

8 - Agreste Central

Agrestina, Alagoinha, Altinho, Barra de Guabiraba, Belo Jardim, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Camocim de São Félix, Cupira, Caruaru, Gravatá, Ibirajuba, Jataúba, Lagoa dos Gatos, Panelas, Pesqueira, Poção, Riacho das Almas, Sairé, Sanharó, São Bento do Una, São Caetano, São Joaquim do Monte, Tacaimbó

9 - Agreste Sententrional

Bom Jardim, Casinhas, Cumaru, Feira Nova, Frei Miguelinho, João Alfredo, Limoeiro, Machados, Orobó, Passira, Salgadinho, São Vicente Férrer, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, Surubim, Taquaritinga do Norte, Toritama, Vertente do Lério, Vertentes

10 - Mata Sul

Água Preta, Amaraji, Barreiros, Belém de Maria, Catende, Chã Grande, Cortês, Escada, Gameleira, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Maraial, Palmares, Pombos, Primavera, Quipapá, Ribeirão, Rio Formoso, São Bento do Sul, São José da Coroa Grande, Sirinhaém, Tamandaré, Vitória de Santo Antão, Xexéu

11 - Mata Norte

Aliança, Buenos Aires, Camutanga, Carpina, Chã de Alegria, Condado, Ferreiros, Glória do Goitá, Goiana, Itabatinga, Itambé, Lagoa do Carro, Lagoa de Itaenga, Macaparana, Nazaré da Mata, Paudalho, Timbaúba, Tracunhaém, Vicência

12 - Região Metropolitana do Recife

Abreu e Lima, Araçoiaba, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Igarassu, Ipojuca, Itamaracá, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Olinda, Paulista, Recife, São Lourenço da Mata

13 - Arquipélago de Fernando de Noronha

sábado, 27 de outubro de 2007

Palestra sobre Clarice Lispector

A escritora Teresa Montero, doutora em Letras (PUC-RJ), professora de dramaturgia e literatura brasileira), autora do livro "Eu Sou uma Pergunta - uma Biografia de Clarice Lispector", estará em Recife, entre os dias 01 e 03 de novembro, para reunião com a equipe do longa-metragem (do qual é co-roteirista) "A Descoberta do Mundo", da cineasta pernambucana Taciana Oliveira. Teresa também é a responsável pelos últimos relançamentos da obra de Clarice.

Ao grande público estão confirmadas duas edições da palestra intitulada: "A Hora de Recife: A Descoberta de Clarice Lispector"

I. Saraiva (Shopping Recife)
quinta-feira: 1º de novembro, 19h

II. Livraria Cultura (Recife Antigo)
sexta-feira: 02 de novembro, 18h

Técnica do pinhole em exposição

A cidade do Recife do século XXI com o aspecto do Recife de séculos atrás. Com essa proposta, a exposição "Foto na Lata", organizada por um grupo de estudantes formado durante a I Semana de Fotografia do Recife, vai ser reapresentada ao público pernambucano a partir da próxima segunda feira, 29 de outubro, no hall do Centro de Artes e Comunicação da UFPE. A mostra fica em cartaz por apenas uma semana, e nela, os jovens fotógrafos apresentam o bairro do Recife Antigo a partir da técnica do Pinhole, arte de fotografar usando os mais variados recipientes e sem o uso de lentes. No caso dessas fotografias, todas em preto e branco, foram utilizadas como câmeras as latas de leite em pó. Serão expostos os negativos, as latas e cerca de 20 fotografias.
A Fotografa Ana Olívia Godoy é uma das organizadoras do evento e afirmou que o trabalho com Pinhole é extremamente prazeroso: "Fotografia Pinhole funciona como uma caixa de surpresas. Você abre a câmera, espera os trinta segundos, fecha e só no laboratório sabe o resultado". Segundo ela, esse tipo de fotografia é diferente das outras porque a câmera "alternativa" capta uma imagem maior que a captada por nossa visão. "É surpreendente, você acha que a imagem vai sair de um jeito, mas ela sai maior, mais ampla e cheia de detalhes... é demais!", conta.
Técnica - quem quiser conhecer mais sobre a técnica Pinhole, pode visitar o Centro de Artes e Comunicação da UFPE das 8h às 17h. A exposição fica em cartaz no Hall do prédio, da próxima segunda, 29, até a sexta, 3 de novembro. O Centro de Artes e Comunicação da UFPE que fica na Av. dos Reitores, s/n, Cidade Universitária.

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Aulas e considerações

O professor Roberto avisou que deve chegar por volta das 19h à exposição de Verger. Quem não puder ir na quinta (25), poderá fazê-lo no fim de semana.

No sábado (27), tem aula normal de fotografia (com atividade prática).

Visita à exposição de Pierre Verger

Como atividade da disciplina de "Introdução à Fotografia", o professor Roberto Soares programou uma vista hoje (dia 25), da partir das 18h, à exposição "O Brasil de Pierre Verger", no Centro Cultural Banco Real, no Recife Antigo. A atividade consta na observação das imagens fotográficas e da redação de um relatório de visita seguindo os seguintes pressupostos:


1. O relatório deve trazer, primeiramente, uma breve biografia de Verger, suas atividades fotográficas e histórico de vida.

2. Em seguida, vocês devem contar em que contextos Verger fotografou o Brasil - presente na exposição.

3. Eleja um dos segmentos temáticos da exposição (Festas Populares, Mestres da Arte, Vida Urbana, Cotidiano e Trabalho e Cultos Afro-Brasileiros) e explique como Verger se posiciona em relação ao que fotografa (é um olhar "deslumbrado"? "curioso"? "instigante"?)

4. Se tivesse que fotografar esses temas, acha que faria como ele? O que você mudaria?

5. Escolha uma imagem que acha "síntese" de todo o trabalho exposto. Explique motivos técnicos e estéticos que embasem a sua eleição.

domingo, 21 de outubro de 2007

Curso de Fotografia citado no JC

Gente, em anexo segue o texto "Os Sentidos da Fotografia", publicado no JC e escrito pela antropóloga Giorgia Quintas.

http://abelem.files.wordpress.com/2007/10/ossentidosdafotografiawps.pdf

Encontro de Escolas de Comunicação

Atenção, gente! Terça e quarta-feira (dias 23 e 24), estará acontecendo, na Faculdade Marista, em Apipucos, o Encontro de Escolas de Comunicação, com painéis, palestras e debates. Acho particularmente interessante, para os alunos de Fotografia, a discusão que acontecerá no dia 24, à tarde (das 14h às 18h), no GT Imagem, que estarei coordenando. Há três trabalhos que fazem uma reflexão direta sobre Fotografia. Entre eles, está o da fotógrafa e professora Ana Farache, que tenta visualizar uma poética no fotojornalismo.

No post abaixo está a programação do GT Imagem.

Mais informações (inscrições, programação) podem ser acessadas no www.maristaspe.com/comunicacao

Só lembrando que quem se inscrever no encontro e tiver certificado, ganha horas em atividades complementares.

Trabalhos a serem apresentados no GT Imagem do Encontro de Escolas de Comunicação 2008

Eixo temático 1 – Trajetórias da Imagem: Fotografia e Interfaces
14h – 16h


Percursos da Analogia: da Fotografia à Síntese (Eduardo Dias – UFPE)

Imagens de Terceira Geração: Ensaio sobre os Paradigmas da Linguagem Visual em Publicidade de Mídia Impressa e a Questão do Índice na Semiótica Peirceana (Daniel da Hora – AESO)

Jornalismo imagético em pauta: Derrubando Preconceitos e Trilhando Competências (Suely Figueiredo, Daniela Carvalho e Tatyanne de Morais – AESO)

Infográfico - Um estudo de uso no Jornal do Commercio (Adrianna Coutinho – Universo)

A Mãe de Beslan: Um Encontro pelo Olhar (Ana Farache-UFPE)

O Campo do Fotojornalismo nos Anos 70 e 80 na Construção do Olhar do Repórter Fotográfico Natanael Guedes sobre o Nordeste Brasileiro (Luciana Caravelas – Universo)

Eixo Temático 2 – Discursos e Passagens nas Imagens Contemporâeas
16h – 18h


Sobre beats, bites e baladas: Imagens e Espaços nas Estratégias Discursivas do Skol Beats (Thiago Soares - UFBA / Aeso e Semião Pedro Pereira – UPE)

Tolerância e Ideologia em "A Era do Gelo" (Thiago Almeida Ferreira - FAMA / Aeso)

Sociedade do Espetáculo, Mídia e Religião: Passiva Ingestão de Imagens (Karla Patriota -
Universo / Unicap / UFPE)

Cinema produzido por celular: Uma linguagem ligeira com roteiro próprio (Nadja Carvalho – UFPB)

A Produção de Curtas na Universidade (Fabíola Moura Reis Santos – Uneb)

As Faces de Satã e Suely: Um estudo sobre Subalternidades e Identidades na obra de Karim Aïnouz (Ivan Ferreira da Silva – UFPE)

Cláudia Jacobovitz ganha catálogo de Verger

Pois é, Cláudia não dormiu no ponto mesmo. Às 2h36 da madrugada deste domingo, ela enviou a sua foto de Pierre Verger e ganhou o catálogo "O Brasil de Pierre Verger". Seguem abaixo as imagens enviadas.

Foto enviada por Cintia

Cintia enviou um exemplar do Carnaval de Salvador.

Foto enviada por Lucas I

Primeira foto enviada por Lucas.

Foto enviada por Lucas II

Lucas enviou também esta foto fantástica de Verger!

Foto enviada por Renata

Olha a imagem de Verger enviada por Renata! Foi igual à de Cláudia.

Foto enviada por Teresa Maia I

Teresa Maia, por pouco, leva o catálogo. Foi na trave! ;-)

Primeira foto enviada por Teresa Maia. Verger no Maranhão.

Foto enviada por Teresa Maia II

Teresa Maia enviou as fotos de Verger captadas em São Luís do Maranhão.

And the winner is...

Cláudia Jacobovitz foi a primeira a mandar a imagem abaixo, de Pierre Verger, para o meu e-mail! Levou o catálogo "O Brasil de Pierre Verger".

sábado, 20 de outubro de 2007

Atividade para o Prêmio!

Atenção, gente! Acabou o suspense: quem mandar um e-mail para o thikos@uol.com.br, anexando uma fotografia de Pierre Verger (não pode ser estas que estão no blog!), ganha o catálogo da exposição "O Brasil de Pierre Verger").

Está em jogo a agilidade de vocês! ;-)

Boa Sorte!

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Ganhe um catálogo "O Brasil de Pierre Verger"

Neste final de semana, o blog "Esquinas da Imagem" vai fazer uma ação que premiará o vencedor com um catálogo da exposição "O Brasil de Pierre Verger". Trata-se de um livro, capa dura, com as 200 imagens que compõem a exposição em cartaz no Centro Cultural Banco Real. Só podem participar os alunos do curso de Bacharelado em Fotografia da AESO - turnos manhã e noite.

Mais notícias, em breve.

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Esquinas da Imagem - Especial Pierre Verger

Para celebrar os dez anos de morte de Pierre Verger e estando a exposição "O Brasil de Pierre Verger" em cartaz no Centro Cultural Banco Real, no Recife Antigo, é mais que oportuno o blog "Esquinas da Imagem" fazer uma pequena edição especial, apresentando algumas das imagens que estarão na exposição.

> Para as turmas de Introdução à Fotografia, o prof. Roberto Soares fará visita técnica à exposição na semana que vem.

Exposição "O Brasil de Pierre Verger" no Centro Cultural Banco Real

Thiago Soares

Em comemoração aos 60 anos da chegada de Pierre Verger ao Brasil e aos dez anos de sua morte, a Fundação Pierre Verger organizou a exposição "O Brasil de Pierre Verger", que entra em cartaz na quinta (dia 18 de outubro) e fica em cartaz até 18 de novembro, no Centro Cultural Banco Real, no Recife Antigo. A exposição desvela o Brasil dos anos 50 através do olhar acurado do fotógrafo, que transita entre o registro etnográfico e uma certa poética do cotidiano. Aqui, tem-se um Verger mais plural, ampliando seu espectro temático e inserindo momentos que tangenciam o seu interesse pelos cultos afro-brasileiros e pelas festas populares.
A exposição é dividida em 5 eixos temáticos (Festas Populares, Mestres da Arte, Vida Urbana, Cotidiano e Trabalho e Cultos Afro-Brasileiros) em que é possível adentrar, por exemplo, ao universo do frevo, da Festa dos Navegantes (da Bahia), da arquitetura de São Paulo, do Porto Belém, das Cachaças, dos Vaqueiros.
São 200 fotografias dispostas sob rubricas pedagógicas que contextualizam uma certa premissa "educativa" da exposição. As imagens parecem ser um alicerce para um "transporte no tempo". Para "as novas gerações" verem "o passado". O audiovisual "Olhares Nômades", com 600 fotografias projetadas em sala especial, com trilha sonora minimalista, dão um tom mais emocional ao trajeto.
Grande parte do material apresentado dá substrato a um princípio referencial da fotografia, colocando em relevo um "olhar curioso" sobre as imagens. Acho particularmente mais instigante quando este "olhar curioso" se "perde" na busca pelo referente e transita à deriva pelas esquinas das imagens de Verger. Gosto quando, mesmo plácido, à nossa frente, materializado no objeto, o olhar tenta encontrar o além. Onde quer que esteja, onde quer que seja.


Serviço:
O Brasil de Pierre Verger
De 18 de outubro a 18 de novembro
Centro Cultural Banco Real
Avenida Rio Branco, 23, Bairro do Recife
Galerias Térreo e Superior
De terças a quintas, das 14h às 20h
De sexta a domingo, das 14h às 22h
Entrada gratuita

Galeria do Esquinas - Especial



Título: Bumba Meu Boi - Recife (1947)
Autor: Pierre Verger

Galeria do Esquinas - Especial



Título: Carnaval - Rio de Janeiro (1940-1941)
Autor: Pierre Verger

Galeria do Esquinas - Especial



Título: Frevo - Recife (1947)
Autor: Pierre Verger

Galeria do Esquinas - Especial



Título: Vitalino - Caruaru (1947)
Autor: Pierre Verger

Galeria do Esquinas - Especial



Título: Colheita - Bom Nome (1947)
Autor: Pierre Verger

Galeria do Esquinas - Especial



Título: Pancetti - Salvador (1948)
Autor: Pierre Verger

Galeria do Esquinas - Especial



Título: Mercado Águas de Meninos - Salvador (1946-1948)
Autor: Pierre Verger

Galeria do Esquinas - Especial



Título: Festa dos Navegantes - Salvador (1959)
Autor: Pierre Verger

Galeria do Esquinas - Especial




Título: Festa dos Navegantes - Salvador (1948)
Autor: Pierre Verger

Galeria do Esquinas - Especial



Título: Peregrinação Bom Jesus da Lapa (1950)
Autor: Pierre Verger

Galeria do Esquinas - Especial



Título: Canudos (1946)
Autor: Pierre Verger

domingo, 7 de outubro de 2007

Concurso de vídeos (pode ser em fotografia) "Para Amar Clarice"

1º. Concurso Nave da Cultura de Vídeos (mídias alternativas)

Prêmio Clarice Lispector de Vídeo

Regulamento

I - A Nave da Cultura promove o concurso de vídeo integrado às atividades do projeto Para Amar Clarice, na passagem dos 30 anos sem Clarice Lispector. O objetivo será de selecionar até 8 (oito) vídeos inéditos, de autores brasileiros, que poderão ser produzidas sem distinção de formato ou bitola de captação e finalização – a fim de estimular a produção de trabalhos em mídias alternativas, como câmeras digitais, webcam, aparelhos celular e de fotografias. Os selecionados serão exibidos na programação do evento, disponibilizados na internet e também reunidos em um DVD.

II – Do tema
O concurso será destinado à premiação e à divulgação de trabalhos que sejam baseados ou inspirados nas obras de Clarice Lispector.

III – Das inscrições
1. As inscrições serão realizadas de 30 de agosto a 15 de outubro de 2007 [observação:INCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ DIA 31 DE OUTUBRO], das 8h às 12h e das 14h às 18h, no endereço Rua Silveira Lobo, 32, Poço da Panela – CEP 52061-030 – Recife/PE – Fone: 3441-2343.
2. Os trabalhos deverão ser entregues finalizados em mídias digitais, como CD ou DVD, acompanhados da ficha de inscrição (em anexo), que será disponibilizada junto a este regulamento no hotsite do evento – no endereço eletrônico www.paraamarclarice.blogspot.com.
3. Os realizadores também poderão enviar um envelope lacrado pelo correio com uma cópia do vídeo e da ficha de inscrição devidamente preenchida. Neste caso, valerá como data de inscrição o dia da postagem no correio, que não poderá ultrapassar a estabelecida neste artigo (15 de outubro de 2007)[observação:INCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ DIA 31 DE OUTUBRO].
4. Cada realizador poderá inscrever quantos vídeos desejar. Porém, cada um deles deverá ser entregue em um CD ou DVD separado e anexado à ficha de inscrição, preenchida e assinada pelo candidato.

IV – Da seleção
1. Os vídeos deverão ter duração máxima de dez (10) minutos.
2. Os critérios de seleção levarão em conta a criatividade dos realizadores no uso da técnica, do tema e da história escolhida, além da originalidade, pertinência e competência na execução do trabalho.
3. Os realizadores não poderão ter mais de um trabalho selecionado.

V – Da premiação
1. Deverão ser selecionados até 8 (oito) vídeos, que serão classificados de acordo com os critérios de avaliação acima. Os três primeiros lugares serão contemplados com os prêmios de: R$ 2.000,00 (dois mil reais), R$ 1.500,00 (hum mil e quinhentos reais) e R$ 1.000,00 (mil reais), respectivamente.
2. Todos os trabalhos selecionados receberão certificados de classificação e deverão compor um DVD, com edição de 300 cópias, que serão doados para escolas e espaços culturais.

VI – Do júri
1. O 1º Concurso Nave da Cultura de Vídeos (mídias alternativas) terá o júri composto por três pessoas especializadas na área; como jornalistas, publicitários, realizadores e professores acadêmicos.
2. A decisão final do júri será irrevogável e irrecorrível.

VII – Dos direitos autorais
1. O realizador, caso seja premiado pela comissão julgadora, cede os direitos autorais referentes ao uso da imagem e do som da obra concorrente à ONG Nave da Cultura, para exibição e exploração dentro de seus objetivos sociais e culturais, sem fins lucrativos.
2. O realizador será o único responsável pela utilização não autorizada de imagens e sons de terceiros em seus trabalhos. Neste sentido, todos e quaisquer ônus por problemas de direitos autorais recairão exclusivamente sobre o responsável pelo trabalho inscrito.

VIII – Da divulgação do resultado
1. O resultado do concurso será divulgado até o dia 25 de novembro de 2007 no hotsite do evento, no endereço eletrônico www.paraamarclarice.blogspot.com, e na sede da própria Nave.
2. Os vídeos selecionados poderão também ser disponibilizados na internet – a fim de divulgar os trabalhos junto à comunidade de internautas.

IX – Das disposições gerais
1. Os originais dos trabalhos inscritos não serão devolvidos, mesmo que esses não sejam selecionados, e deverão compor a biblioteca da ONG Nave da Cultura.
2. A inscrição, independente de qualquer outro documento, corresponde à aceitação integral deste regulamento. Os casos omissos, porém, serão decididos pela comissão julgadora e pela organização.

Mais informações: www.paraamarclarice.blogspot.com

Revista de Fotografia da Unicamp

www.studium.iar.unicamp.br

sábado, 6 de outubro de 2007

Portal 2Pontos seleciona trabalhos de Arte Contemporânea



Obra Camaleão, de José Patrício




De que forma a internet serviria como espaço expositivo? A questão foi lançada para três curadores e, do dia 30 de setembro até o dia 12 de dezembro de 2007, o Portal Dois Pontos (www.doispontos.art.br) receberá a exposição virtual Mostra Catálogo Dois Pontos. Juliana Monachesi (SP), Moacir dos Anjos (PE) e Oriana Duarte (PE) selecionaram 12 artistas pernambucanos, ou com atuação no estado, para discutir o meio virtual como possibilidade de lugar de representação e/ou de realização de trabalhos de arte contemporânea.
As obras que serão expostas foram, ora produzidas para outros meios, ora pensadas para a própria internet. Com curadoria de Juliana Monachesi, participam os artistas Marcelo Coutinho, Paulo Meira, Fernando Perez e Rodrigo Braga; com curadoria de Moacir dos Anjos, Amanda Melo, Bruno Vieira, Cristiano Lenhardt e Lourival Batista; com curadoria de Oriana Duarte, Aslan Cabral, Bruna Rafaela, José Patrício e Paulo Bruscky. Quem começa a exposição, durante o encerramento do SPA, no próximo dia 30, é José Patrício, com a montagem Camaleão. Seguem-se a ele, no mês de outubro, em publicações semanais, sempre às quartas-feiras, Paulo Bruscky (3), Amanda Melo (10), Marcelo Coutinho (17), Bruna Rafaela (24).
A Mostra também irá atuar como estímulo para que artistas enviem contribuições à seção Catálogo do Dois Pontos e, dessa maneira, ajudem a compor um inventário de arte em Pernambuco. Até o dia 9 de dezembro de 2007, trabalhos remetidos espontaneamente para o Portal, de acordo com as normas do edital aqui publicado, serão publicados e estarão participando do segundo momento desta iniciativa, que é um prêmio-seleção. Os curadores convidados escolherão cinco dentre todos os trabalhos enviados e postados e os premiarão com o cachê simbólico de R$400,00. Os premiados integram a coletiva de encerramento do projeto, dia 19 de dezembro de 2007.
Junto à Mostra Catálogo 2Ptos acontece também o Programa Jovens Críticos. Para o programa, foram convidados Ana Luisa Lima, Carolina Ruoso, Clarissa Diniz, Demóstenes Cavalcanti, Felipe Quérette e Mariana Oliveira a escreverem textos críticos que acompanharão os trabalhos convidados. A idéia é sublinhar e estimular a nova produção crítica que começa a se desenhar em Pernambuco.
Mostra Catálogo 2Ptos e Programa Jovens Críticos são iniciativas do Portal Dois Pontos, com patrocínio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco, através do seu Fundo Estadual de Cultura (Funcultura), e apoio do Canal Contemporâneo.

SERVIÇO: MOSTRA CATÁLOGO 2PTOS
REALIZAÇÃO:
Postagens semanais, às quartas-feiras, de 30 de setembro a 12 de dezembro de 2007, na seção Catálogo do Portal Dois Pontos (www.doispontos.art.br)

COMISSÃO CURATORIAL:
Juliana Monachesi (SP)
Moacir dos Anjos (PE)
Oriana Duarte (PE)

ARTISTAS CONVIDADOS:
Amanda Melo
Aslan Cabral
Bruna Rafaela
Bruno Vieira
Cristiano Lenhardt
Fernando Perez
José Patrício
Lourival Batista
Marcelo Coutinho
Paulo Bruscky
Paulo Meira
Rodrigo Braga

JOVENS CRÍTICOS:
Ana Luisa Lima
Clarissa Diniz
Carolina Ruoso
Demóstenes Cavalcanti
Felipe Querette
Mariana Oliveira

PERÍODO DE RECEBIMENTO DE TRABALHOS:
De 19 de setembro a 9 de dezembro de 2007

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Roberto de volta

Gente,

comunicado urgente e ótimo: professor Roberto Soares está de volta. Na segunda, ele já estará com vocês.

Interdisciplinar de Fotografia

Olá, gente

Lembrando que neste sábado, acontece o trabalho Interdisciplinar de Fotografia, na AESO. Será das 8h às 17h, compreendendo, num mesmo dia, as atividades de captação de imagens e revelação.

Levar filme preto-e-branco e empolgação.