sábado, 23 de fevereiro de 2008

Um Jeito Novo de Olhar o Mundo


Foto de Helmut Newton

Phelipe Rodrigues
Do Diario de Pernambuco

Ao longo do século XX, o olho humano foi posto em xeque várias vezes. Proporção e enquadramento da Grécia clássica, dois elementos para reconhecer a beleza de uma obra de arte, seriam abalados com a revolução do movimento impressionista e a realidade alterada do pintor holandês Vincent van Gogh. Tudo isso no curto espaço de tempo das duas últimas décadas dos 1800. Antes deles, o inventor Joseph Niépce, em 1826, apresentaria uma técnica nova de captar o mundo real, a fotografia. Utilizando esses dois universos, surge uma terceira figura que mudaria, por completo, o jeito de olhar para as coisas: o fotógrafo de moda. Tão importantes quanto criadores de roupas, como Christian Dior, eles exigem até mesmo uma forma especial de reler as mensagens enviadas, todos os dias, em revistas, na televisão ou em jornais. No próximo mês, dia 25, o fotógrafo paulista Clicio Barroso vem ao Recife para apresentar o universo de alguns personagens que ajudaram a criar toda a estética de uma época em sua palestra.
É o caso, por exemplo, das sereias atléticas e bronzeadas do francês Gilles Bensimon, expostas nas páginas da Elle francesa, nos anos 80. A partir delas, brasileiras e sudanesas queriam ter o mesmo corpo caucasiano da australiana Elle Mcpherson, a mais representativa dessas garotas que vendem saúde e água Perrier. O sonho foi tão bem construído por Bensimon que ele acabou casado com a ex-nadadora nascida em Sidney. "Mostro imagens de várias décadas. Incluindo as da Elle. Mas vou seguindo uma linha do tempo", conta Clicio, por telefone, do seu estúdio em São Paulo. Em quatro horas de conversa, ele mostra como os pintores renascentistas foram decisivos para a cultura do portrait.
Fora de qualquer time, criando um ambiente particular e visionário para trabalhar, surgiriam nomes como o do britânico Nick Knight, nos anos 90. "Na minha opinião, ele é o mais criativo de todos. Sempre conseguiu unir técnica, arte e moda nas fotos para a revista The Face", elogia, referindo-se às fotos de cor saturada que inauguraram a fase de tons muito fortes no segmento fashion e na publicidade. Interagindo com editoras difíceis como Diana Vreeland, mas falando também com consumidores dos calendários da Pirelli, Helmut Newton, um ícone dos 70, traz misoginia e fetiche para o mainstream. Um erotismo de gaveta, malhava o americano Robert Mapplethorpe. Nem todos teriam a sorte de Richard Avedon ou Cecil Beaton, preocupados só com o belo, a elegância clássica. "O primeiro ficou famoso com a foto de Dovima entre os elefantes", avisa Clicio.
Para não extrapolar o horário, ele deixou de fora alguns pesos-pesados como o primeiro fotógrafo de moda no Brasil, Otto Stupakoff. "Não acho justo falar em alguns conhecidos e ficar sem citar outros. Trabalhei com ótimos profissionais na era de ouro do estúdio Abril", desculpa-se. No caso de Jean-Baptiste Mondino ou Paolo Roversi, que ganham apenas citações, ele informa que, no Brasil, são quase desconhecidos. Ainda assim, a conversa com Clicio Barroso, restrita a convidados da galeria Arte Plural, vale muito a pena. Sobretudo, quando ele fica empolgado e começa a falar sobre a turma dos anos 90. "Terry Riochardson, Nan Goldin e Cindy Sherman. Eles são a verdadeira evolução da fotografia de moda", finaliza.

Serviço

Palestra - A Evolução da Fotografia de Moda, na galeria Arte Plural. Mais informações: 3424-4431.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Palestra sobre Fotografia de Moda com Clício Barroso

O premiado fotógrafo paulista Clício Barroso promove palestra sobre a "Evolução da Fotografia de Moda", na Galeria Arte Plural, no Recife Antigo, próximo dia 25 de março. O evento, que abordará desde a história desse ramo da fotografia até dicas para o mercado de moda, terá 4h de duração e vagas limitadas.
Apontado como um dos talentos da fotografia brasileira, Clício Barroso participou de várias mostras nacionais e internacionais, além de ter recebido três vezes o prêmio Abril de Jornalismo. Atualmente trabalha para conceituadas revistas de moda e agências de publicidade, tanto fotografando quanto realizando trabalhos de computação gráfica e internet.
Os interessados podem se inscrever na Lead Assessoria pelo telefone (81) 3427.7250. A Arte Plural fica na Rua da Moeda, 140, Bairro do Recife. Mais informações pelo telefone 81.3424.4431 ou pelos emails arte-plural@uol.com.br ou contato@artepluralgaleria.com.br.

SERVIÇO:
O que: Palestra EVOLUÇÃO DA FOTOGRAFIA DE MODA, com Clício Barroso
Quando: 25 de março
Onde: Galeria Arte Plural, Bairro do Recife, Rua da Moeda, 140. Recife - PE
Mais informações: 3424.4431
Contato: arte-plural@uol.com.br ou contato@artepluralgaleria.com.br
Inscrições na Lead Assessoria pelo telefone (81) 3427.7250. Vagas limitadas.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Vencedores do concurso fotográfico "O Cotidiano"

Primeiro lugar
Título: Sala de Estar
Autor: Gustavo Pellizzon (CE)


Segundo lugar
Título: O Grito
Autor: Guilherme Bergamini(MG)


Terceiro lugar
Título: Sem Título
Autor: Maria Thereza Coelho(BA)


Foram anunciados os nomes dos vencedores do concurso fotográfico "O Cotidiano", que teve início em outubro de 2007, junto com a V Maratona Fotográfica de Curitiba. Curiosamente, nenhum dos vencedores pôde comparecer para receber o prêmio, por serem todos moradores de outros estados. O evento foi realizado pela Portfolio Escola de Fotografia no Solar do Barão de Curitiba, na terça-feira, dia 12 de fevereiro.
O primeiro lugar foi para Gustavo Pellizzon, de Fortaleza (CE), que recebeu R$ 2.000,00 em dinheiro e um curso anual de fotografia pela imagem “Sala de Estar”. Em segundo lugar, com “O Grito”, Guilherme Bergamini, de Belo Horizonte (MG), levou o prêmio de R$ 1.200,00 mais um curso de fotografia básica na Portfolio Escola de Fotografia. Já Maria Thereza Coelho, de Salvador (BA), foi quem conquistou o 3º lugar com a imagem “Sem Título”. Ao todo, o concurso recebeu mais de 1200 fotografias, das quais 20 se destacaram para compor a exposição que leva o nome do concurso.
Segundo Nilo Biazzetto Neto, a boa qualidade das imagens representou uma dificuldade na hora de escolher os finalistas, e mais ainda para definir os vencedores. "Com tanto material de qualidade, poderíamos ter realizado pelo menos outra exposição fotográfica", afirma o idealizador do evento. Informações sobre os vencedores estão disponíveis no site www.escolaportfolio.com.br.

Diretor de Fotografia Roger Deakins tem duas indicações ao Oscar


Cena de "Onde os Fracos Não Têm Vez", com Javier Bardem

O diretor de fotografia Roger Deakins, principal colaborador dos irmãos Cohen, em filmes como "Fargo", "E Aí, Cara, Cadê Você?", é o grande destaque da categoria de direção de fotografia no Oscar 2008, que acontece, próximo dia 24 de março, em Los Angeles. O fotógrafo está indicado, neste ano, por dois trabalhos na mesma categoria de Direção de Fotografia: "O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford" (ainda inédito no Recife) e "Onde Os Fracos Não Têm Vez" (em cartaz no circuito Multiplex a partir de 15.02).

Concurso de fotografias sobre praias


(Da coluna Plug, do Jornal do Commercio)

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição do concurso de fotografia digital promovido pelas lojas Nagem. O tema deste ano são as praias. Para participar, basta se inscrever no www.clicknagem.com.br.

Fotos sobre sofrimento são destaque do ano



Alexandre Belém
abelem@jc.com.br

(Do Jornal do Commercio)

Sofrimento. Este é o sentimento que se tem ao ver as fotografias premiadas pelo World Press Photo 2008. O maior e mais importante concurso de fotos divulgou na última sexta-feira os seus vencedores. Nesta 51º edição, participaram 5.019 fotógrafos de 125 países (número recorde do concurso). No total, foram mais de 80 mil fotografias para serem analisadas. Nesta edição, o Brasil participou com 131 fotografias, mas nenhuma delas foi selecionada.
A fotografia premiada como a Foto do Ano foi a do britânico Tim Hetherington. Ela mostra um soldado entrincheirado em um bunker no Afeganistão. A imagem nos revela um homem exausto, exaurido, com medo, sofrido. Puro sofrimento de guerra. Nas outras categorias, mais sofrimento. São atentados e pessoas dilaceradas. São conflitos e pessoas marcadas. Seja no Zimbábue, no Quênia ou no Congo. São guerras intermináveis e todo o sofrimento de soldados que são esquecidos no Afeganistão (é, ainda existe o Afeganistão) e no Iraque. Na América Latina a violência vem da Colômbia. Para os admiradores do fotojornalismo, prato cheio!
Fazendo um recorrido nas últimas décadas, o World Press Photo sempre foi marcado pelas guerras, conflitos civis e raciais. Na década de 80, temos o conflito Irã-Iraque, o apartheid na África do Sul e o Líbano. Depois, a Guerra do Golfo, já nos anos 90. Teve a questão na Palestina (que perdura até hoje), os Balcãs, Kosovo, etc.
Em tempos mas recentes, Afeganistão, Iraque novamente e a África sempre com suas guerras de gangues e tribos rivais. É muito sofrimento.
O curioso é notar que nesta nova edição parece que instituíram um tema para todo o concurso. O que não aconteceu. Saindo das categorias de notícia e entrando em esporte, o sofrimento dá um tempo para a angústia e a tensão de um esquiador e uma avalanche logo atrás dele e, em outra imagem, vemos um surfista se “virando” em um mar furioso. Porém, o sofrimento volta com tudo no ensaio do fotógrafo dinamarquês Erik Refner. Ele retratou as faces sofridas dos atletas na Maratona de Copenhague logo ao cruzar a linha de chegada. Puro sofrimento.
Nas fotos de natureza, nada de beleza. Ursos polares estão presos em pequenos blocos de gelo e outros animais do ártico são caçados. Em assuntos contemporâneos, a foto do fotógrafo sul-africano Brent Stirton, feita para a revista Newsweek, nos mostra um gorila morto sendo carregado no Congo. Uma das imagens mais fortes desta edição.
E, para arrematar, um ensaio com retratos de crianças que foram abusadas sexualmente. Até na categoria de arte e entretenimento a tônica é o sofrimento: retratos tristes de atores circenses aposentados. No livro Diante da dor dos outros, da escritora norte-americana Susan Sontag, tem uma frase do poeta francês Baudelaire (1821-1867): “[...] É impossível passar os olhos por qualquer jornal, de qualquer dia, mês ou ano, sem descobrir em todas as linhas os traços mais pavorosos da perversidade humana [...]”. Dependendo de como está começando o ano de 2008, a edição de 2009 do World Press Photo terá o mesmo tema, mais sofrimento.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Concurso de Fotografia - Fototalentos

A aluna do primeiro período do Bacharelado em Fotografia AESO, Maíra Gamarra, manda o link para o site do concurso de fotografia Fototalentos. Aproveitem!

www.fototalentos.com

Galeria do Esquinas



Título: Noite dos Tambores Silenciosos
Autor: Osmário Marques

Simone de Beauvoir retocada digitalmente


A escritora e ícone feminista Simone de Beauvoir, que completaria cem anos em 2008, tornou-se novamente motivo de debate acalorado em sua cidade-natal, Paris. O motivo, desta vez, não são exatamente suas idéias: a revista "Le Nouvel Observateur" estampou em uma de suas capas de janeiro uma foto de Beauvoir nua, de costas, tirada sem permissão pelo norte-americano Art Shay em 1952.
Além da escolha da imagem, já polêmica por se tratar de uma personalidade ligada ao feminismo, o semanário deu mais combustível para os críticos ao retocar digitalmente as costas, pernas e nádegas de Beauvoir para tornar a foto mais "apresentável". Por curiosidade, uma foto de Jean-Paul Sartre, relacionamento mais famoso da escritora, também já foi retocada em 2005, em uma exposição organizada pela Biblioteca Nacional de Paris. Na ocasião, um cigarro que o filósofo existencialista segurava foi apagado.

Aluno AESO tem desconto em curso de Photoshop

Alunos das Faculdades Integradas Barros Melo (AESO) terão desconto de 50% no curso "Photoshop CS3: Tratamento e Manipulação de Imagens", com Alexandre Keese, que acontece no dia 1 de março, no Centro de Convenções. Trata-se de um módulo de aulas expositivas que será ministrado das 8h às 18h, com coffee break e intervalo para almoço (não inlcuído no valor do ingresso). A entrada para o workshop custa R$ 248,00, no entanto, aluno da AESO paga apenas R$ 124,00. Ao final do dia de atividades, será dado certificado para os participantes.

Informações: 3339.5955

Inscrições: www.psdicasetruques.com.br

* Para ganhar o desconto, informar, no ato da inscrição, que é aluno das Faculdades Integradas Barros Melo.