segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Brasília Teimosa

Fotografia de Bárbara Wagner capta a estética da periferia de Pernambuco


Embaixo do sol escaldante do Recife, mais exatamente no bairro do Pina, está Brasília Teimosa, uma comunidade cujas palafitas, vielas e becos cercam áreas ricas da capital pernambucana, mais uma evidência da desigualdade brasileira. Captados pelas lentes da fotógrafa Bárbara Wagner, seus moradores compõem a mostra "Brasília Teimosa", que a CAIXA Cultural promoverá, a partir de 24 de agosto, no Edifício Sé (Praça da Sé, 111). A entrada é franca.
Com curadoria de Gleide Selma , coordenação de Paula Valadares e trilha sonora do DJ Dolores, a mostra apresenta 16 imagens coloridas que retratam os personagens de Brasília Teimosa por um viés irreverente, sem a piedade ou o sensacionalismo com que a periferia usualmente é tratada.
O nome Brasília Teimosa teve origem nos anos 50, quando essa área foi destinada pelo Governo do Estado à construção de depósitos inflamáveis. A perseverança dos primeiros moradores - que reconstruíam, durante a noite, suas casas demolidas durante o dia - consolidou a idéia de teimosia, coincidente com o período da construção da capital federal. Em 2004, uma grande intervenção urbana foi realizada na comunidade com a construção de uma avenida à beira mar. O ensaio de Bárbara mostra a expressão dos moradores de Brasília Teimosa após essa concretização.
A teimosia persiste até hoje: mesmo nas mais precárias condições de vida, o sorriso, a preocupação estética e a música estão sempre presentes. Sem tentar responder a pergunta alguma, Bárbara Wagner freqüentou a praia de Brasília Teimosa em 2005/06, registrando imagens que ressaltassem a alegria. Não procurou cenas cortantes tampouco recorreu ao denuncismo. É um ensaio em que predominam cores fortes, formas exageradas e muita luz. O mar é apenas um coadjuvante na paisagem humana. A pesquisa fotográfica de Bárbara Wagner resultou também no livro com o mesmo nome, com 33 imagens, que será lançado na abertura da mostra, dia 23.
A exposição "Brasília Teimosa" ficará em cartaz de 24 de agosto a 23 de setembro na Galeria Octogonal (1° andar) da CAIXA Cultural, Edifício Sé (Praça da Sé, 111, São Paulo). O horário de visitação é de terça a domingo, das 9h às 21h. A entrada é franca. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3321-4400, no site http://www.caixacultural.com.br/ ou pelo e-mail http://br.f506.mail.yahoo.com/ym/Compose?To=remaisp@caixa.gov.br.


Serviço:

O quê: exposição "Brasília Teimosa", fotografias de Bárbara Wagner
Quando: de 24 de agosto a 23 de setembro, de terça a domingo, das 9h às 21h
Onde: CAIXA Cultural, Edifício Sé (Praça da sé, 111), na Galeria Octogonal (1° andar)
Quanto: grátis
Informações: (11) 3321-4400 ou http://www.caixacultural.com.br/
Realização: CAIXA Cultural
Patrocínio: CAIXA Econômica Federal