quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Oficinas de Fotografia da 1ª Semana de Fotografia do Recife

Estarão abertas entre os dias 13 e 23 de agosto as inscrições para participar das seis oficinas propostas dentro da programação da 1ª Semana de Fotografia do Recife, que acontece entre os dias 26 de agosto e primeiro de setembro, numa realização da Prefeitura da Cidade do Recife por meio da Gerência de Serviços de Fotografia, ligada a Fundação de Cultura da Cidade do Recife. As oficinas, seguindo a proposta de descentralização do evento, além de promover a experimentação de variadas linguagens com foco na perspectiva de inclusão social, serão realizadas em três comunidades do Recife: Centro de Comunicação e Juventude CCJ (Casa Amarela); Caranguejo Uçá (Iha de Deus), Nascedouro de Peixinhos (Peixinhos) e Daruê Malungo (Chão de Estrelas), além do espaço do projeto Kabum (rua do Bom Jesus) e Centro de Formação (Cefav – Pátio de São Pedro). Cada oficina dessas reservará um número de vagas destinadas aos alunos das instituições citadas acima. O evento irá reunir fotógrafos profissionais, amadores, artistas visuais, referências do cenário local e nacional da área, além do público em geral que poderão vivenciar a pluralidade de olhares da linguagem fotográfica. Em seu primeiro ano, o evento pretende esquentar as discussões e reflexões sobre os rumos da fotografia contemporânea, com destaque para o aspecto da linguagem fotográfica como ferramenta para educação e arte na perspectiva de inclusão social. Dentro do evento, o público poderá conferir ainda a II Mostra Recife de Fotografia, que irá projetar, em quatro sessões, de duas horas cada, trabalhos selecionados pela organização do evento em pontos de grande circulação da cidade.

> Oficina Experiência com câmeras artesanais, máquinas precárias e fotografia lúdica, ministrado por Luiz Santos (PE).

> Oficina Caixa Mágica – Brincando com a luz, ministrada por Ricardo Peixoto, da Agencia Ensaio (PB)

> Oficina Realização e produção fotográfica, ministrada por Henrique José, Keyla Sena e Max Pereira, da Agencia Zoon (RN)

> Oficina Abrindo Os Olhos, ministrada por Michelle Soares, do grupo Outro Olhar (MG)

> Oficina Foto na Lata, ministrada por Rafael Johann e Paula Biazus, do grupo Lata Mágica (RS)

> Oficina Pin Lux, ministrada por Miguel Chikaoka (PA)

Os interessados devem fazer sua inscrição na própria Gerência de Serviços de Fotografia, da Prefeitura do Recife (Rua José Mariano, nº 228. Boa Vista. Telefone: 3232.1409 ou 32224291, das 9hs às 13h.