quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Exposição "O Brasil de Pierre Verger" no Centro Cultural Banco Real

Thiago Soares

Em comemoração aos 60 anos da chegada de Pierre Verger ao Brasil e aos dez anos de sua morte, a Fundação Pierre Verger organizou a exposição "O Brasil de Pierre Verger", que entra em cartaz na quinta (dia 18 de outubro) e fica em cartaz até 18 de novembro, no Centro Cultural Banco Real, no Recife Antigo. A exposição desvela o Brasil dos anos 50 através do olhar acurado do fotógrafo, que transita entre o registro etnográfico e uma certa poética do cotidiano. Aqui, tem-se um Verger mais plural, ampliando seu espectro temático e inserindo momentos que tangenciam o seu interesse pelos cultos afro-brasileiros e pelas festas populares.
A exposição é dividida em 5 eixos temáticos (Festas Populares, Mestres da Arte, Vida Urbana, Cotidiano e Trabalho e Cultos Afro-Brasileiros) em que é possível adentrar, por exemplo, ao universo do frevo, da Festa dos Navegantes (da Bahia), da arquitetura de São Paulo, do Porto Belém, das Cachaças, dos Vaqueiros.
São 200 fotografias dispostas sob rubricas pedagógicas que contextualizam uma certa premissa "educativa" da exposição. As imagens parecem ser um alicerce para um "transporte no tempo". Para "as novas gerações" verem "o passado". O audiovisual "Olhares Nômades", com 600 fotografias projetadas em sala especial, com trilha sonora minimalista, dão um tom mais emocional ao trajeto.
Grande parte do material apresentado dá substrato a um princípio referencial da fotografia, colocando em relevo um "olhar curioso" sobre as imagens. Acho particularmente mais instigante quando este "olhar curioso" se "perde" na busca pelo referente e transita à deriva pelas esquinas das imagens de Verger. Gosto quando, mesmo plácido, à nossa frente, materializado no objeto, o olhar tenta encontrar o além. Onde quer que esteja, onde quer que seja.


Serviço:
O Brasil de Pierre Verger
De 18 de outubro a 18 de novembro
Centro Cultural Banco Real
Avenida Rio Branco, 23, Bairro do Recife
Galerias Térreo e Superior
De terças a quintas, das 14h às 20h
De sexta a domingo, das 14h às 22h
Entrada gratuita