sábado, 6 de outubro de 2007

Portal 2Pontos seleciona trabalhos de Arte Contemporânea



Obra Camaleão, de José Patrício




De que forma a internet serviria como espaço expositivo? A questão foi lançada para três curadores e, do dia 30 de setembro até o dia 12 de dezembro de 2007, o Portal Dois Pontos (www.doispontos.art.br) receberá a exposição virtual Mostra Catálogo Dois Pontos. Juliana Monachesi (SP), Moacir dos Anjos (PE) e Oriana Duarte (PE) selecionaram 12 artistas pernambucanos, ou com atuação no estado, para discutir o meio virtual como possibilidade de lugar de representação e/ou de realização de trabalhos de arte contemporânea.
As obras que serão expostas foram, ora produzidas para outros meios, ora pensadas para a própria internet. Com curadoria de Juliana Monachesi, participam os artistas Marcelo Coutinho, Paulo Meira, Fernando Perez e Rodrigo Braga; com curadoria de Moacir dos Anjos, Amanda Melo, Bruno Vieira, Cristiano Lenhardt e Lourival Batista; com curadoria de Oriana Duarte, Aslan Cabral, Bruna Rafaela, José Patrício e Paulo Bruscky. Quem começa a exposição, durante o encerramento do SPA, no próximo dia 30, é José Patrício, com a montagem Camaleão. Seguem-se a ele, no mês de outubro, em publicações semanais, sempre às quartas-feiras, Paulo Bruscky (3), Amanda Melo (10), Marcelo Coutinho (17), Bruna Rafaela (24).
A Mostra também irá atuar como estímulo para que artistas enviem contribuições à seção Catálogo do Dois Pontos e, dessa maneira, ajudem a compor um inventário de arte em Pernambuco. Até o dia 9 de dezembro de 2007, trabalhos remetidos espontaneamente para o Portal, de acordo com as normas do edital aqui publicado, serão publicados e estarão participando do segundo momento desta iniciativa, que é um prêmio-seleção. Os curadores convidados escolherão cinco dentre todos os trabalhos enviados e postados e os premiarão com o cachê simbólico de R$400,00. Os premiados integram a coletiva de encerramento do projeto, dia 19 de dezembro de 2007.
Junto à Mostra Catálogo 2Ptos acontece também o Programa Jovens Críticos. Para o programa, foram convidados Ana Luisa Lima, Carolina Ruoso, Clarissa Diniz, Demóstenes Cavalcanti, Felipe Quérette e Mariana Oliveira a escreverem textos críticos que acompanharão os trabalhos convidados. A idéia é sublinhar e estimular a nova produção crítica que começa a se desenhar em Pernambuco.
Mostra Catálogo 2Ptos e Programa Jovens Críticos são iniciativas do Portal Dois Pontos, com patrocínio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco, através do seu Fundo Estadual de Cultura (Funcultura), e apoio do Canal Contemporâneo.

SERVIÇO: MOSTRA CATÁLOGO 2PTOS
REALIZAÇÃO:
Postagens semanais, às quartas-feiras, de 30 de setembro a 12 de dezembro de 2007, na seção Catálogo do Portal Dois Pontos (www.doispontos.art.br)

COMISSÃO CURATORIAL:
Juliana Monachesi (SP)
Moacir dos Anjos (PE)
Oriana Duarte (PE)

ARTISTAS CONVIDADOS:
Amanda Melo
Aslan Cabral
Bruna Rafaela
Bruno Vieira
Cristiano Lenhardt
Fernando Perez
José Patrício
Lourival Batista
Marcelo Coutinho
Paulo Bruscky
Paulo Meira
Rodrigo Braga

JOVENS CRÍTICOS:
Ana Luisa Lima
Clarissa Diniz
Carolina Ruoso
Demóstenes Cavalcanti
Felipe Querette
Mariana Oliveira

PERÍODO DE RECEBIMENTO DE TRABALHOS:
De 19 de setembro a 9 de dezembro de 2007