sábado, 27 de outubro de 2007

Técnica do pinhole em exposição

A cidade do Recife do século XXI com o aspecto do Recife de séculos atrás. Com essa proposta, a exposição "Foto na Lata", organizada por um grupo de estudantes formado durante a I Semana de Fotografia do Recife, vai ser reapresentada ao público pernambucano a partir da próxima segunda feira, 29 de outubro, no hall do Centro de Artes e Comunicação da UFPE. A mostra fica em cartaz por apenas uma semana, e nela, os jovens fotógrafos apresentam o bairro do Recife Antigo a partir da técnica do Pinhole, arte de fotografar usando os mais variados recipientes e sem o uso de lentes. No caso dessas fotografias, todas em preto e branco, foram utilizadas como câmeras as latas de leite em pó. Serão expostos os negativos, as latas e cerca de 20 fotografias.
A Fotografa Ana Olívia Godoy é uma das organizadoras do evento e afirmou que o trabalho com Pinhole é extremamente prazeroso: "Fotografia Pinhole funciona como uma caixa de surpresas. Você abre a câmera, espera os trinta segundos, fecha e só no laboratório sabe o resultado". Segundo ela, esse tipo de fotografia é diferente das outras porque a câmera "alternativa" capta uma imagem maior que a captada por nossa visão. "É surpreendente, você acha que a imagem vai sair de um jeito, mas ela sai maior, mais ampla e cheia de detalhes... é demais!", conta.
Técnica - quem quiser conhecer mais sobre a técnica Pinhole, pode visitar o Centro de Artes e Comunicação da UFPE das 8h às 17h. A exposição fica em cartaz no Hall do prédio, da próxima segunda, 29, até a sexta, 3 de novembro. O Centro de Artes e Comunicação da UFPE que fica na Av. dos Reitores, s/n, Cidade Universitária.