terça-feira, 4 de setembro de 2007

Abertas Oficinas para o SPA das Artes

Estarão abertas entre os dias 10 e 14 de setembro as inscrições para as oficinas do Spa das Artes Recife’07. Dentro da programação, Políticas da Escrita: práticas autônomas na difusão das artes contemporâneas, com Cristina Ribas (RJ); Água-Cidade: Ocultações e Espelhamentos, com Viga Gordillo (BA); Grafiteria - Grafite e Arte Urbana, com Flávio Ferraz - Jey (SP); Arte Contemporânea: teoria e prática, com Rubens Espírito Santo (SP). As inscrições podem ser feitas no Centro e Formação em Artes Visuais (CFAV), das 13h às 17h. A organização cobra apenas uma taxa simbólica de R$ 10,00 como forma de garantir presença de todos os inscritos. Informações pelo fone (81) 3424-2876 ou pelo site do SPA (www.recife.pe.gov.br/spa2007).
Em sua sexta edição, o SPA das Artes ’Recife 2007 ganha mais espaço na agenda cultural das artes visuais da cidade. Agora, o evento que é considerado um dos mais importantes encontros de intervenção e ação urbana nas artes visuais do País, chega acrescido de mais uma semana em sua programação. Com mais espaço, a edição pretende também ampliar as discussões em torno das relações internacionais da arte, na perspectiva de buscar possibilidades de interação e parcerias com artistas e instituições de fora. O SPA das Artes, que acontece entre os dias 16 e 30 de setembro, é uma realização da Secretaria e Fundação de Cultura da Cidade por meio da Sociedade de Amigos do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães, em convênio com a Secretaria e Fundação de Cultura Cidade do Recife.
Durante essas duas semanas, o SPA propõe um convite para que a cidade vivencie as várias nuances que envolvem o mundo das artes visuais e possa tomar parte da produção artística contemporânea. Para possibilitar esse “mergulho”, o SPA promove várias atividades entre palestras e debates com críticos, curadores e pesquisadores; bate-papo com artistas; oficinas; além de contar com uma programação de exposições, performances e intervenções artísticas em espaços urbanos; lançamentos de livros e distribuição da ReviSPA e do Mapa das Artes do Recife. O evento, que é realizado desde 2002, conta com a participação de artistas das mais variadas formações, tanto da cidade como de outras localidades do Brasil e exterior; o que se constituí numa de suas principais características.
Na programação completa, cerca de 100 atividades previstas. A maior parte concentrada no Pátio de São Pedro, no Prédio da Marquês de Olinda (n. 142, Bairro do Recife - acesso pelos fundos), novo QG do Spa, Praça do Arsenal da Marinha e Recife Antigo. Entre tantos nomes de peso para a edição deste ano, está o da espanhola Mônica Carballas, licenciada em Belas Artes pela Universidade de Salamanca e Mestre em Museografia pela Universidad Complutense de Madrid, coordenadora, desde 2000, das exposições do Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofía; Kevin Power ( ES), catedrático da Literatura Norte-americana, ex sub-diretor do Museu Reina Sofia, de Madri, co-curador da Bienal de Valencia; curador de mostras de James Lee Byards, Juan Usle, Pablo Palazuelo, Jonathan Lasker, entre outros artistas; a dupla de artistas Maurício Dias (RJ) e Walter Riedweg (RJ), dois grandes nomes do vídeo arte no Brasil e exterior, com trabalhos apresentados em bienais de Veneza, Xangai, São Paulo, Liverpool, Havana e México e Joel Girard (FR), formado em Ciências Políticas pelo Institut d’Etudes Politiques e Relações Internacionais pela Sorbonne, em Historia da Arte na Escola do Louvre, mestrado em Ciências Políticas na Sorbonne e em Historia do século XX na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales. Trabalhou como jornalista nos mais importantes periódicos e revistas especializadas em arte da França e como professor em diversos cursos superiores em Paris, sendo inclusive criador de um mestrado de Administração Cultural. Trabalha no Centre Georges Pompidou desde 1998, onde tornou-se conselheiro para relações internacionais e regionais.

Oficinas

Cristina Ribas (RJ)
Políticas da Escrita: práticas autônomas na difusão das artes contemporâneas

A oficina criará um ambiente de discussão sobre as práticas atuais de produção de informação e conhecimento em artes, à luz do pensamento da historiografia e da idéia de autonomia, flexibilizando este território de produção. Pretende trazer a escrita, o registro e seus derivados para o lugar da criação, que será (re)inventado por cada participante. Realizaremos uma análise crítica destas práticas que excedem o artístico, sendo elas possíveis formas novas de escrita da história no presente e das implicações políticas disto.
Museu Murillo La Greca, de 17 a 21/09, das 14h às 18h.
VAGAS: 15

Viga Gordillo (BA)
Água-Cidade: Ocultações e Espelhamentos

Estudantes de arte, artistas e arte-educadores serão instigados a participar do exercício de reflexão paralelo à criação de objetos em poéticas contemporâneas. A presença das águas na cidade é o ponto de partida e referência, a obra de arte é parte inerente ao processo. O diálogo é o conceito fundamental e unificador também do projeto de oficina, quando ele existe, o ciclo se fecha. A oficina visa à aproximação de artistas e no máximo à participação de todas as instânciais envolvidas no processo. Uma situação peculiar, inovadora e cheia de desafios, pois tem a identidade e a alteridade como proposta do diálogo.
Centro de Formação em Artes Visuais (CFAV), de 17 a 21/09, 14h às 18h.
VAGAS: 15

Flávio Ferraz - Jey (SP)
Grafiteria - Grafite e Arte Urbana


A oficina repassará experiências de curadorias, produções de projetos, exposições e produtos de arte, utilizando o portfólio e o clipping da Galeria Grafiteria como ponto de partida, aliados às publicações da área. Pretende-se abordar as vertentes do grafite e suas técnicas, provocar a troca de experiências e a prática em conjunto durante os encontros.
Nascedouro de Peixinhos, de 18 a 21/09, das 14 às 18h.
VAGAS: 10

Rubens Espírito Santo (SP)
Arte Contemporânea: teoria e prática


Com o objetivo de colaborar com a formação de artistas e público em arte contemporânea, a oficina consiste na formação teórica em história e filosofia da arte e na experiência concreta com obras de arte, na modalidade instalação. O artista, de carreira consolidada, integra conceitos de arte, filosofia, e educação. Sua assistente, Ângela Castelo Branco, coordena as etapas pedagógicas. Ao final do processo, os participantes construirão uma Cabana (instalação pictórica com interior e exterior), obra realizada em parceria com o artista.
Centro de Formação em Artes Visuais (CFAV), de 24 a 29/09, 14h às 18h.
VAGAS: 15