segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Curso de História do Cinema Documentário na Fundaj (GRATUITO)

Estarão abertas do dia 17/09 até 5/10 as inscrições para o Curso de Introdução à História do Cinema Documentário, a ser ministrado pelo Professor Fernando Weller na Fundação Joaquim Nabuco (Derby). O curso acontecerá do dia 23 de outubro a 11 de dezembro, sempre às terças e quintas, entre 18:30 e 22:00, na Sala João Cardoso Ayres.
O objetivo é oferecer ao público de estudantes, profissionais do campo audiovisual ou interessados em história do cinema em geral, um panorama das principais correntes estilísticas do cinema documentário mundial, a partir da análise das obras de realizadores como Vertov, Grierson, Ivens, Riefenstahl, Drew, Wiseman, Rouch, entre outros. Serão estabelecidas, sempre que possível, pontes com outros gêneros cinematográficos e relações com o documentário brasileiro.
As aulas serão expositivas e complementadas com a exibição de trechos ou filmes integrais, acompanhados de debate e indicação bibliográfica. Serão oferecidas 30 vagas à seleção pública e as aulas serão gratuitas, sendo necessário apenas a freqüência mínima do aluno para o recebimento do certificado de conclusão.
Para a inscrição, é necessário que o candidato escreva uma carta de apresentação, informando em apenas uma página um currículo resumido e as suas motivações para participar do curso. A convocatória para a inscrição com todas as informações pode ser acessada no site da Fundação Joaquim Nabuco (http://www.fundaj.gov.br/).

O curso será ministrado pelo professor Fernando Weller – Graduado em Cinema pela Universidade Federal Fluminense, Especialista e Arte e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Mestre em Comunicação, Imagem e Informação pela UFF/RJ.

O Curso de Introdução à História do Cinema Documentário é realizado com o incentivo do Funcultura e o apoio da Fundação Joaquim Nabuco. Maiores informações pelos telefones 3073-6688 e 3073-6689.


CURSO DE INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DO CINEMA DOCUMENTÁRIO

CARGA HORÁRIA: 56 horas-aula

OBJETIVO: O curso pretende apresentar e debater as principais correntes estilísticas na história do documentário, desde o surgimento do cinema até as tendências contemporâneas deste gênero, buscando, sempre que possível, estabelecer pontes com outros gêneros cinematográficos. Serão destacados o papel de realizadores como Vertov, Flaherty, Grierson, Riefenstahl, Ivens, Drew, Wiseman, Rouch, entre outros, na construção e transformação das formas e práticas documentais.

PÚBLICO ALVO: Poderão inscrever-se para seleção profissionais e universitários das áreas de comunicação ou ciências humanas em geral, além de interessados em história do cinema.

NÚMERO DE VAGAS: O curso oferece 30 vagas abertas à seleção pública.

DURAÇÃO DO CURSO: Sete semanas (de 23 de outubro a 11 de dezembro de 2007), com aulas nas terças e quintas (das 18h30 às 22h).

METODOLOGIA: Aulas expositivas complementadas com a exibição de trechos ou filmes integrais, acompanhados de debate. A cada aula haverá uma indicação bibliográfica que o aluno deve acompanhar e que servirá de base para as discussões da aula seguinte. Além da bibliografia básica em português, será disponibilizada uma bibliografia complementar.

PROFESSOR: O curso será ministrado pelo Professor Fernando Weller – Graduado em Cinema pela Universidade Federal Fluminense, Especialista e Arte e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Mestre em Comunicação, Imagem e Informação, pela UFF/RJ.

DADOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO DE CANDIDATOS
Carta de apresentação com uma página contendo:
- Dados pessoais (Nome, número de identidade e CPF, endereço, email e telefone para contato);
- Currículo Resumido;
- Argumentos que motivam o candidato a fazer o curso.

SELEÇÃO: Análise dos argumentos apresentados segundo critérios de adequação do currículo resumido do candidato aos objetivos do curso.

INSCRIÇÕES:
17/09 a 05/10/2007

DIVULGAÇÃO DE SELECIONADOS
08/10/2007

LOCAL:
FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO (DERBY)

INVESTIMENTO: O curso é gratuito