quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Paulo Bruscky e videoarte na Fundaj


Nesta segunda-feira (17), a sétima edição do Encontro com a Videoarte da Fundação Joaquim Nabuco apresenta trabalhos de dois pioneiros da videoarte mundial: o coreano Nam June Paik e o pernambucano Paulo Bruscky. Os experimentos apresentados serão Documenta de Kassel, de Nam June Paik, e Poema / Registros / Xeroperformance, de Paulo Bruscky, que estará presente à exibição e conversará com o público sobre o tema Arte e Tecnologia. A entrada é franca.
Paulo Bruscky é um dos pioneiros na aplicação artística de várias tecnologias, como gravação eletrônica, projeção de diapositivos, fac-símile, filme Super-8, vídeo, xerox, off-set e mimeógrafo. Possivelmente, foi o mais entusiasta promotor da Mail Art no Brasil. Foi também o pioneiro da videoarte no Recife. No período de 1979 a 1982, realizou 30 obras de videoarte. Em 1980, inventou os xerofilmes a partir de imagens xerográficas, abrindo um novo campo para o desenho animado e o cinema experimental. A partir de 1983, iniciou suas videoinstalações e já participou de 60 mostras realizadas no Brasil, Itália, Canadá, USA, Venezuela, Dinamarca, Suécia, Finlândia, Portugal e Espanha.
Nam June Paik nasceu na Coréia do Sul, em 1932, e faleceu em Nova York, em 2006. Foi um artista contemporâneo extremamente importante e uma figura seminal na arte do vídeo. Suas esculturas em vídeo, instalações multimídia, performances e videotapes abrangem um dos mais significativos conjuntos de trabalho nas décadas de 1960 a 1990. O vídeo a ser exibido foi feito em 1977 e mostra os primeiros programas internacionais de televisão produzidos pelos artistas, ao vivo, via satélite, com performances de Nam June Paik, do artista conceitual alemão Joseph Beyus, e de Douglas Davis, que foram transmitidas para mais de 25 países.

Serviço | Sétimo Encontro com a Videoarte
Data: 17/9, às 19h
Palestrante: Paulo Bruscky, multiartista
Tema: Arte e Tecnologia
Local: Sala João Cardoso Ayres
Rua Henrique Dias, 609, Derby. Recife-PE . CEP. 52.010-100
Informações: (81) 3073.6731 - culturaeduc@fundaj.gov.br