quarta-feira, 5 de março de 2008

Exposição Inframargem





Imagine uma exposição de fotos que capta o que os olhos não vêem. É essa mostra aparentemente improvável que entra em cartaz na Galeria Arte Plural, a partir do dia 12 de março. Intitulada "Inframargem - Margens de um Mundo Infravermelho", a série do fotógrafo paulistano Gustavo Bettini retrata paisagens e tons peculiares, obtidos através do Ektachrome IR, filme de uso militar, policial, médico e artístico, sensível a ondas infravermelhas.
A partir da adição de pigmentos especiais, essa película super sensível é capaz de capturar comprimentos de ondas invisíveis a olho nu, causando um resultado inusitado. Nada é o que normalmente aparenta; as cores mudam de lugar e a imagem se "desnuda", revelando um real nunca antes visto. O efeito, além de surpreendente, é
plasticamente digno de figurar numa parede-como-objeto-decorativo.
Através das fotografias captadas com o infravermelho, Gustavo Bettini, que despontou para a fotografia profissional no Recife, onde mora desde 2000, apresenta um universo original. O filme, que já teve comercialização proibida no Brasil, expõe aspectos como danos à vegetação, poluição das águas etc. Em "Inframargem", o fotógrafo ainda traz a idéia de margens em fotos de estradas, rios, passagens e vidas, o que explica o título da exposição.
Com especialização em Jornalismo Cultural, Bettini vem participando de projetos importantes como a Primeira Jornada Fotográfica do Recife, promovida pela Prefeitura da cidade e na qual foi orientador. Além disso, já expôs em mostras como a Bienal Internacional de Fotografia da Espanha, a Aqueducte 2006, um dos principais eventos da fotografia mundial.

Serviço:
Exposição INFRAMARGEM - Margens de um Mundo Infravermelho, de Gustavo Bettini
Abertura: 12 de março, às 19h.
Quando: A mostra vai de 13 de março até 18 de abril.
Onde: Galeria Arte Plural, Rua da Moeda, 140, Bairro do Recife.
Horário: A Galeria funciona de terça a domingo, das 13h às 19h.
Informações: 3424.4431