quarta-feira, 5 de março de 2008

Seminário Cadeia Produtiva das Artes Plásticas em Pernambuco na AESO

Atenção aos alunos do curso de Fotografia da AESO: este seminário é importantíssimo para debater o mercado de artes inclusive para a fotografia





O Seminário Cadeia Produtiva das Artes Plásticas em Pernambuco promovido pelo Bacharelado em Artes Plásticas das Faculdades Integradas Barros Melo acontece nos dias 11 e 13 de março, das 11h às 13h, no Cine-teatro da instituição. O intuito do evento é contextualizar as especificidades e principais questões que norteiam a cadeia produtiva das artes no Brasil e em Pernambuco. O público geralmente apenas pensa, e idealiza, na figura do artista e não se apercebe que há outros agentes envolvidos no processo de produção, divulgação, circulação e legitimação do trabalho do artista. O campo da arte em Pernambuco tem se fortalecido rapidamente nos últimos 10 anos, gerando oportunidades de novos nichos de mercado para vários profissionais da área das Humanidades, assim como possibilitando uma maior profissionalização do artista no Estado. O evento conta com a presença de profissionais que atuam no Recife, mas que são renomados nacionalmente, o que oferece uma perspectiva mais abrangente do segmento.
O Primeiro dia do Seminário é dedicado ao tema Arte e Mediação. Teremos as falas de um artista, um curador, um arte-educador e uma galerista de arte contemporânea. Qual a relação do artista com as instituições de arte e o mercado? Com quem se relaciona o artista? Qual a sua estrutura de trabalho? É possível sobreviver de arte no Brasil? O que significa a profissionalização do artista no século XXI? Qual o papel do curador no campo das artes? Qual a formação necessária para exercer esta função que ganha cada vez mais visibilidade no sistema das artes no mundo? Qual a relação do curador com o artista e com o público? Qual a relação do público com a arte e o papel do arte-educador? O que as instituições promovem para aproximar o público em geral ao universo da arte? E quais são os principais desafios para quem tenta mediar a venda dos trabalhos de arte contemporânea em Pernambuco? Como é o mercado de arte no Recife?
O segundo dia do evento foca-se no tema Arte e Produção. O objetivo é apresentar o trabalho dos profissionais que se especializam no campo da arte e que fazem possível a existência de uma exposição de arte e a documentação dos trabalhos de arte com qualidade. Teremos a presença de um produtor de artes plásticas, um design de montagem, fotógrafo especializado em arte e de uma dupla de designers gráficos especialista em publicações de arte. Qual a especificidade do trabalho do produtor de artes plásticas? Quais os passos para a produção de uma exposição? Qual a formação e o trabalho do design de montagem? O que é necessário para um bom registro fotográfico de uma obra de arte, de uma performance ou de uma exposição? Quais os requisitos mais importantes para um belo catálogo de arte? Estas e outras questões serão abordadas e discutidas no evento coordenado pela Coordenadora do Bacharelado em Artes Plásticas das Faculdades Integradas Barros Melo.



1° Dia – 11.03 - Arte e mediação

Marcelo Silveira – Artista Plástico
Moacir dos Anjos – Curador independente e pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco
Joana D´Arc – Arte-educadora e Coordenadora do Departamento Educativo do Instituto Cultural Ricardo Brennand
Mariana Moura – Proprietária da Galeria Mariana Moura

2° Dia – 13.03 - Arte e produção

Gustavo Neves – Designer e produtor do MAMAM
Eduardo Souza – Designer de montagem e coordenador do Art.Monta
Breno Laprovítera – Fotojornalista e Fotógrafo especializado em arte
Luciana Calheiros e Aurélio Velho - Zolu Design

Serviço:

1° SEMINÁRIO CADEIA PRODUTIVA DAS ARTES PLÁSTICAS EM PERNAMBUCO
LOCAL: Cine-teatro da AESO – Av. Transamazônica, 405, Jardim Brasil II, Olinda
QUANDO: Dias 11 e 13 de março, das 11h às 13h.
QUANTO: Entrada livre
INFORMAÇÕES: 3426 9797/ 2128 9797