segunda-feira, 31 de março de 2008

Lançamento do programa Rumos Artes Visuais do Itaú Cultural

Foto de Alexandre Sequeira

Fundação Joaquim Nabuco e Itaú Cultural convidam para o debate com especialistas sobre as artes visuais brasileira contemporânea e lançamento de edital do programa Rumos Artes Visuais do Itaú Cultural. Será no dia 3 de abril, quinta-feira, às 19h, na Fundaj, que fica na Rua Henrique Dias, 609, Derby. Informações: 3073-6363. A entrada é franca e não há necessidade de inscrição antecipada (180 lugares).
O programa Rumos Artes Visuais 2008 do Itaú Cultural tem como objetivo mapear e garimpar o melhor da produção contemporânea das artes visuais em todo o Brasil. Para tanto, o Itaú Cultural está promovendo debates com especialistas (curadores, professores e artistas) em 19 cidades do país e lançando edital de seleção e premiação.
O debate é aberto a todos os interessados e o público alvo do edital são artistas emergentes que tenham obras produzidas a partir de 2005 nas áreas da fotografia; escultura; objetos; pinturas; gravuras; desenhos; instalações; videoinstalações; sites specifics; intervenções; novas tecnologias e performances.

Informações completas sobre o edital, prêmios, formas e critérios de inscrição no site http://www.itaucultural.org.br/. Dúvidas sobre o edital no rumosartesvisuais@itaucultural.org.br


Programação do debate no Auditório da FUNDAJ
03 de abril, quinta-feira.


19h
Abertura
Apresentação do edital do programa Rumos Artes Visuais, com Yara Kerstin – gerente do núcleo de Artes Visuais do Itaú Cultural.

19h30
tema da palestra: DESLOCAMENTOS, com Alexandre Sequeira.
Sequeira é artista plástico, curador, fotógrafo, especialista em semiótica e artes visuais e professor do Instituto de Ciências da Arte da Universidade do Pará (UFPA).

O palestrante estimulará a reflexão sobre a produção diversificada da arte contemporânea em um país com dimensões continentais como o Brasil

20h30
tema da palestra:
DOS ARQUIPÉLAGOS AO CONTINENTE - Uma Trajetória da Arte Moderna e Contemporânea no Brasil, com Paulo Sérgio Duarte. Duarte é curador-coordenador do programa Rumos Artes Visuais 2008 do Itaú Cultural

O curador analisará o cenário artístico nacional a ser mapeado pelo programa Rumos Artes Visuais. Para Duarte, " ....a investigação que orientará o programa Rumos deve suprimir hipóteses conceituais que impeçam a descoberta das novas manifestações ainda não detectadas."